08/04/2013

Bebe nasce em Ambulância dos Bombeiros de Alcoutim perto de Tavira

Rui Sebastião e José Galrito eram os homens de serviço no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, pelas 00h15 de sábado, quando o telefone tocou.

Uma grávida estava prestes a dar à luz, no sítio de Diogo Dias, entre Alcoutim e Martinlongo, no interior algarvio. Era o início de uma ‘aventura' que acabou com a bebé a nascer na EN125, próximo de Tavira.

"Quando nos ligaram do CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes], avisaram logo que a senhora estava com contrações de 30 em 30 segundos", conta Rui, de 26 anos, que, tal como José, de 23, é bombeiro de 3ª classe.

Já a caminho de Faro, com a mulher na ambulância e o marido no carro, atrás, decidiram "acionar a ambulância SIV [Suporte Imediato de Vida] de Vila Real de Santo António".

Os profissionais de saúde do INEM, que se encontraram com eles na viagem, decidiram que o melhor seria ir para Tavira. Por precaução, foi chamada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro.

"Perto de Tavira, numa rotunda, acabámos por parar", conta José, que ia ao volante da ambulância. O bebé, uma menina, nasceu ali, às 02h20, já com o apoio dos médicos da VMER. "Correu muito bem", garantem os dois bombeiros.

Por:João Mira Godinho in correio da manhã

FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

As razoes, ou causas de tantos nascimentos em ambulancias, segundo os entendidos na materia, deve-se a muitos factores com a gravida, tais como:
Nervosismo,os balancos,a ansiedade,o stress,ou ate mesmo a velocidade da ambulancia no caminho para o hospital.Ha tambem quem afirme ainda que, estes casos, acontecem mais a pessoas de fracos poderes economicos,a falta de informacao,descuidos das parturientes e ate de viverem no meio rural,em sitios isolados e com poucos meios ou recursos.
Tem sido muitos os casos em que a sala de parto e uma ambulancia,este nao foi o unico e nao sera o ultimo infelizmente,digo infelizmente porque se houvesse maternidades suficientes,ou se nao fechassem as que ja haviam, as condicoes e casos como estes nao aconteceriam ou aconteceriam muito raramente.Culpa mais uma vez dos nossos (des)governantes que cada vez mais, nos estao a levar ao abismo.Mas vamos entao a esta historia, que mais uma vez teve um final feliz, gracas aos seus internevientes; BVA,SIV,INEM e VMER, PARABENS a todos os protagonistas desta linda historia,afinal, ajudar a nascer uma crianca e sempre um motivo de grande felicidade e orgulho seja para quem for.E de futuro por mais situacoes, que no dia a dia, lhes va acontecer a todos eles, este nascimento desta crianca, vai marca-los para o resto da vida deles concerteza, a uns mais que outros.
A emocao nestes casos e sempre grande de certeza ablosuta, afinal, estavam a trazer mais um ser humano ao mundo.PARABENS mais uma vez pelo vosso profissionalismo e dedicacao!
As estradas sao lugares que muitas vezes(e voces melhor que ninguem sabem disso) conduzem a morte,mas as vezes, tambem emerge a vida como neste caso!
FELICIDADES...