07/04/2013

Informações sobre situação das biotoxinas marinhas na Costa Portuguesa

Fica desde hoje na barra lateral do SAFEPLACE52 mais uma ligação interessante.

Desta feita a partilha de informação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre a situação das biotoxinas marinhas na nossa costa.

Por vezes devido à presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares estão interditas temporariamente a apanha e captura, com vista à comercialização e consumo,de espécies de bivalves provenientes da nossa costa.

As necessidades financeiras dos mariscadores por vezes levam que os mesmos não liguem as estas interdições colocando em risco os consumidores finais.

Em Tavira é frequente observar às portas de quase todos os super-mercados diversas pessoas a vender conquilhas e ameijoas "às medidas", muitas vezes são questionados sobre o período de interdição e os mesmos dizem que está tudo bem não há problema.

Na verdade, algumas toxinas são bastantes perigosas, podendo mesmo a ser nefastas à condição humana, ficam aqui alguns exemplos:

ASP = toxinas que provocam intoxicação amnésica

DSP = toxinas que provocam intoxicação diarreica

PSP = toxinas que provocam intoxicação paralisante

Assim juntamente com o IPMA o SAFEPLACE52 deixa o link bastando clicar sobre a imagem na barra lateral direita onde o cidadão pode observar qual as condições, limitações ou restrições na apanha e consumo de bivalves na sua área de residência.

FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem Horta
Parabéns
Obrigado pela partilha
também irei divulgar no meu espaço
Abraços