28/12/2013

Unidades Locais de Formação 25 anos depois...

Não era novidade a necessidade de um espaço para treino e formação dos Bombeiros do Sotavento Algarvio.

Na década de 90 quando ingressei nos Bombeiros de Tavira como voluntário, falava-se em aproveitar os estaleiros da construção da A22 existentes na Mata Nacional, mas este e outros projetos nunca tiveram pernas para avançar.

Hoje com o velhinho jornal PREVENIR nas mãos, uma edição dos Bombeiros de Vila Real de Santo António de Dezembro de 1987, deparo-me com uma notícia que comprova isto que aqui escrevo, a necessidade e a procura desde a década de 80 de um espaço para o treino dos Bombeiros.

Ambiente, falta de verbas, falta de espaço e outros constrangimentos foram-se acumulando em papéis até que mais de 25 anos depois é celebrado o contrato da primeira Unidade Local de Formação da Escola Nacional de Bombeiros na região SE do Algarve.

A primeira formação certificada pela ENB ocorreu em Abril de 2012, onde foram certificados dois formadores de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais. A ação foi realizada como Práticas de Combate a Incêndios com os custos suportados pelas entidades envolvidas, Bombeiros de Tavira, Loulé e Vila Real de Santo António.


A ENB deslocou um formador à região e um outro formador dos Bombeiros de Portimão fizeram com que fosse possível realizar esta primeira ação com a qualidade indispensável.

Ficou assim este polo de formação virado para a vertente do Combate aos Incêndios Urbanos e Industriais, até onde em reunião com o CADIS em Abril de 2013 os 4 formadores de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais assumiram o compromisso de trabalho e ministraram neste polo 8 ações até ao final do ano de 2013.

Passaram por este polo de formação mais de 100 Bombeiros em 5 meses, entre cursos de Chefe de Equipas de Combate a Incêndios Urbanos e Industrias e Práticas de Incêndios Urbanos.

Para o ano de 2014 esperamos a mesma dinâmica, não só na formação certificada mas também em treinos técnicos operacionais e quem sabe um colóquio técnico, o primeiro nesta área na região.

A Escola veio aproximar os Bombeiros Algarvios das ações em incidentes estruturais e é hoje uma mais-valia na região.




Agora assinalada no mapa da ENB onde definitivamente é reconhecida, completando-se assim um projeto de vida de alguns comandantes que já não se encontram entre nós, para poderem tal como eu aplaudir de pé a determinação e a vontade da Direção e do Comando dos Bombeiros de Vila Real neste projeto que resolveram abraçar.

HORTA 
CBM TAVIRA

FORMADOR COMBATE DE COMBATE DE INCÊNDIOS URBANOS E INDUSTRIAIS


FIRESHELTER52

Sem comentários: