18/11/2014

Portal russo expõe mais de 73.000 câmaras de videovigilância de todo o mundo

O portal russo Insecam encontra-se desde de ontem a expor mais de 73 mil câmaras de video vigilância de 151 países, a maior parte delas dos Estados Unidos da América. De Portugal encontram-se visíveis 231 câmaras de video vigilância, instaladas em habitações, escritórios, lojas, entre outros locais.

De acordo com o Correio da Manhã, que cita os gestores do portal russo, a exposição mundial de milhares de câmaras de video vigilância tem como objetivo consciencializar consumidores e fabricantes de câmaras de que os dispositivos sem proteção podem ser facilmente acedidos.
Em causa está uma simples password, que poucos utilizadores mudam quando adquirem um computador ou um sistema de video vigilância doméstico baseado na internet, isto é, com um IP identificável.
Neste caso particular, o portal russo somente se encontra a divulgar imagens de câmaras com o login “Admin” e a password “12345" que vêm de fábrica e devem ser alterados pelos utilizadores no momento da sua instalação. Os aparelhos das marcas Foscam, Panasonic, Linksys, AvTech e Hikvision estão entre os mais acedidos.

Ainda segundo o Correio da Manhã, a Polícia Judiciária está a par deste fenómeno, que pode configurar um crime de violação de dispositivo eletrónico e de privacidade, mas não pode efetuar qualquer investigação, uma vez que o portal é pertença de uma empresa registada na Rússia, com sede em Moscovo, local onde funcionam os servidores.

FIRESHELTER52

Sem comentários: