24/05/2015

III Encontro de Bombeiros Profissionais das AHBV’s

Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias reunidos em Faro no III Encontro Nacional de Bombeiros Profissionais das AHBV’s

Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias reuniram-se no dia 24 de Maio no III Encontro Nacional de Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias , em Faro. 

O encontro, promovido pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, decorreu nas instalações da sede do Secretariado Regional do Algarve e contou com a presença de delegados e dirigentes das corporações de Bombeiros Voluntários do Algarve.

A falta de regulamentação do sector e a inexistência de um estatuto profissional para os bombeiros profissionais das associações humanitárias de bombeiros estiveram entre os assuntos que foram abordados durante a reunião.

Durante o encontro, os dirigentes de ANBP/SNBP apelaram à união da classe e à importância da celebração de Acordos de Empresa, para a regulamentação das relações laborais entre os bombeiros e as entidades patronais, em especial horários de trabalho, vencimentos, formação, equipamentos de protecção individual e condições de trabalho.

Foi também dado feedback sobre as reuniões que têm sido realizadas nas últimas semanas com os partidos na Assembleia da República e Liga dos Bombeiros Portugueses. 

Os bombeiros que participaram neste encontro apresentaram as suas preocupações e problemas existentes nas suas corporações e que colocam em causa a sua operacionalidade.

Foi ainda abordada a recente aprovação da Lei do Financiamento dos Bombeiros, que deverá ser discutida na Assembleia da República no próximo dia 27 de Maio. O debate vai contar a presença de bombeiros nas galerias do Parlamento, numa atitude de reivindicação pela regulamentação da carreira e pelo reconhecimento da profissão como sendo de risco e de desgaste rápido.

A actividade de bombeiro não pode ter como limite para aposentação o regime geral, que é actualmente os 66 anos. 
Esta situação tem que ser urgentemente regulamentada, tendo em conta que a mesma prejudica os bombeiros e a sua capacidade de prestar um bom socorro à população, bem como as próprias associações humanitárias de bombeiros, suas entidades patronais, que cada vez mais têm uma estrutura profissional envelhecida.

ANBP in facebook

FIRESHELTER52

Sem comentários: