Hans Van Haelemeesch disse aos jornalistas, no briefing que foi feito hoje de manhã no Hospital de Faro, que a empresa «ficou impressionada com a forma como os meios de emergência foram disponibilizados ontem à noite, com a forma eficiente como foram geridos, com os meios que têm, e como as pessoas foram recebidas nos hospitais».
Para o responsável, «é confortante para nós e para os nossos clientes, para uma agência de viagens, saber que, se algo tão triste acontece, podemos confiar num bom sistema».
Van Haelemeesch adiantou ainda que a maior parte dos turistas envolvidos no acidente ainda não contactou a TUI para regressar ao país de origem. «Até agora, recebemos muito poucas questões de clientes que queiram regressar. As pessoas que deixaram o hospital ainda não o fizeram».
Os turistas holandeses chegaram ontem à noite a Faro, vindos de Amsterdão, num voo da Tui Airlines, contratado à Arke Airlines, uma companhia que «voa numa base regular para Faro».
O portavoz adiantou ainda que «a TUI vai assumir as suas responsabilidades e servir os clientes o melhor possível» e que, na Holanda, «há uma equipa de crise em contacto com os familiares, juntamente com Gabinete de Relações Internacionais, e há uma empresa especializada de ajuda psicológica disponível para os familiares».
«Se pessoas da Holanda quiserem viajar para cá para se encontrar com familiares, temos soluções feitas à medida, é algo que facilitamos», acrescentou.
A forma como correu o socorro às vítimas também foi elogiada por Gabriela Valadas, diretora clínica do CHA. «O dispositivo funcionou muito bem, foi acionado muito rápido pelo INEM e o Centro Hospitalar estava preparado para múltiplas vítimas. Houve mesmo médicos que vieram oferecer voluntariamente o seu trabalho, como das especialidades de Ortopedia e Anestesia».
sulinformacao.pt
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