Sob o imaginário “Reviver Brownsea”, 390 Exploradores e Moços (auxiliados por 68 dirigentes) de 24 agrupamentos algarvios do CNE, participaram naquela atividade que se realizou no âmbito da celebração do dia de São Jorge e que procurou evocar o primeiro acampamento escutista em 1907.
A iniciativa, organizada pela Junta Regional do Algarve do CNE através da Secretaria Regional Pedagógica da II Secção em colaboração com o Agrupamento 100 de Tavira, teve início no sábado de manhã com a montagem do acampamento nos terrenos anexos à ermida de Nossa Senhora da Saúde, a cerca de 5 quilómetros da cidade.
Após o conselho de guias e timoneiros (responsáveis respetivamente das patrulhas de Exploradores e Moços) e da abertura de campo, os escuteiros realizaram um raide por patrulhas de ida e volta a Tavira com orientação por coordenadas UTM. Composta por dois percursos diferentes, a iniciativa contou com várias atividades distribuídas por vários postos e terminou ao final da tarde com o regresso ao acampamento.
À noite, após o jantar, realizou-se o tradicional Fogo de Conselho, momento de formação e partilha das vivências do dia, convívio e animação.
Ontem de manhã, os escuteiros realizaram um jogo de campo por patrulhas composto por diversas atividades de destreza e a atividade terminou após o almoço com a celebração da eucaristia, presidida pelo padre Nuno da Rocha.
O CNE, fundado em 1932 no Algarve pelo cónego José Augusto Vieira Falé, conta atualmente com 34 agrupamentos num total de quase 2.400 elementos.
folhadodomingo.pt
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário