Infelizmente alguns destes operacionais acreditam que o seu papel além de conduzir o veiculo tudo o que precisam de fazer é operar a bomba do mesmo estando completo o seu desempenho com estas funções, no entanto o seu papel no contributo à missão é bem mais alargado e cabe a cada chefe de equipa utilizar este recurso como uma importante função de suporte à operação.
O “ponta esquecida”, o “gordinho”, “ o habilidoso”, ou mesmo o graduado que vai ao volante porque tem outro mais graduado que ele no veículo pode e deve puxar pela equipa.
É determinante e imperativo que além da responsabilidade da condução da equipa e da garantia de abastecimento do veículo o motorista possa ajudar:
Reconhecimento / Estabelecimento de Meios:
Procede à ligação do veículo a um hidrante recorrendo a uma ou mais linhas de mangueira de 70 mm.
Procede também, se for caso disso, á ligação do veículo à coluna seca do edifício.
Caso não haja estas prioridades pode ajudar na construção da linha de ataque ou da linha de apoio garantir a pressão e ajudar no transporte até á zona de entrada no edifício.
Garantir balizamento do local demarcando com a fita balizadora
Poderá também preparar equipamentos de apoio ao combate nomeadamente exaustores, ventiladores ou outros, para serem utilizados a curto prazo pela equipa de manobra.
Pode apoiar o COS no papel de CAE
Salvamentos:
Providencia apoio à equipa pré-hospitalar garantindo segurança.
Extinção:
Garante um abastecimento eficaz para que se mantenha níveis constantes de pressão e caudal.
Verifica e elimina cotes e torções nas linhas de ataque e abastecimentos
Prepara para entregar todo o tipo de ferramentas manuais de apoio necessárias à equipa de manobra.
No exterior monta e purga uma linha de emergência.
Pensa e antecipa necessidades, como por exemplo cunhas para portas, francaletes de suporte, extensões elétricas, escadas, ferramentas de corte.
Relembra o COS e a equipa de manobra que é importante beber agua, manter níveis de hidratação constantes, transporta uma geleira de água a uma zona segura ou de apoio.
Rescaldo:
Garante um abastecimento eficaz para que se mantenha níveis constantes de pressão e caudal.
Preparar ou recolher equipamentos de apoio ao combate nomeadamente exaustores, ventiladores ou outros.
Finalização dos Trabalhos / Vigilância:
Procede ao abastecimento completo do veículo e manutenção primária e arrumo dos equipamentos utilizados durante a intervenção
Realiza uma análise e avaliação critica no âmbito da sua intervenção nas operações de combate ao incêndio.
E em todas as fazes:
Garante a vigilância e segurança na observação da estrutura e dos produtos da combustão, avisando o COS das alterações ou das situações de emergência.
Em caso de necessidade toma parte da equipa de manobra de imediato para apoio, salvamentos ou resgate de colegas se assim o tiver de ser.
Puxa linhas de mangueira, monta linhas de mangueiras, escadas, carrega feridos, vitimas equipamentos…
Mantem-se devidamente equipado e preparado pois dentro da estrutura tudo pode acontecer.
Entre muitas outras missões e funções é sem dúvida um elemento chave na equipa de combate.
FIRESHELTER52
O “ponta esquecida”, o “gordinho”, “ o habilidoso”, ou mesmo o graduado que vai ao volante porque tem outro mais graduado que ele no veículo pode e deve puxar pela equipa.
Onde pode colaborar o 5º elemento da Equipa (Motorista) em cada fase da marcha geral de operações?
É determinante e imperativo que além da responsabilidade da condução da equipa e da garantia de abastecimento do veículo o motorista possa ajudar:
Reconhecimento / Estabelecimento de Meios:
Procede à ligação do veículo a um hidrante recorrendo a uma ou mais linhas de mangueira de 70 mm.
Procede também, se for caso disso, á ligação do veículo à coluna seca do edifício.
Caso não haja estas prioridades pode ajudar na construção da linha de ataque ou da linha de apoio garantir a pressão e ajudar no transporte até á zona de entrada no edifício.
Garantir balizamento do local demarcando com a fita balizadora
Poderá também preparar equipamentos de apoio ao combate nomeadamente exaustores, ventiladores ou outros, para serem utilizados a curto prazo pela equipa de manobra.
Pode apoiar o COS no papel de CAE
Salvamentos:
Providencia apoio à equipa pré-hospitalar garantindo segurança.
Extinção:
Garante um abastecimento eficaz para que se mantenha níveis constantes de pressão e caudal.
Verifica e elimina cotes e torções nas linhas de ataque e abastecimentos
Prepara para entregar todo o tipo de ferramentas manuais de apoio necessárias à equipa de manobra.
No exterior monta e purga uma linha de emergência.
Pensa e antecipa necessidades, como por exemplo cunhas para portas, francaletes de suporte, extensões elétricas, escadas, ferramentas de corte.
Relembra o COS e a equipa de manobra que é importante beber agua, manter níveis de hidratação constantes, transporta uma geleira de água a uma zona segura ou de apoio.
Rescaldo:
Garante um abastecimento eficaz para que se mantenha níveis constantes de pressão e caudal.
Preparar ou recolher equipamentos de apoio ao combate nomeadamente exaustores, ventiladores ou outros.
Finalização dos Trabalhos / Vigilância:
Procede ao abastecimento completo do veículo e manutenção primária e arrumo dos equipamentos utilizados durante a intervenção
Realiza uma análise e avaliação critica no âmbito da sua intervenção nas operações de combate ao incêndio.
E em todas as fazes:
Garante a vigilância e segurança na observação da estrutura e dos produtos da combustão, avisando o COS das alterações ou das situações de emergência.
Em caso de necessidade toma parte da equipa de manobra de imediato para apoio, salvamentos ou resgate de colegas se assim o tiver de ser.
Puxa linhas de mangueira, monta linhas de mangueiras, escadas, carrega feridos, vitimas equipamentos…
Mantem-se devidamente equipado e preparado pois dentro da estrutura tudo pode acontecer.
Entre muitas outras missões e funções é sem dúvida um elemento chave na equipa de combate.
FIRESHELTER52
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