28/11/2019

Fundação Portuguesa de Cardiologia assinala 40 anos

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) comemora 40 anos de atividade em Portugal e faz um balanço de milhares de iniciativas realizadas junto da população e dos profissionais de saúde, afirmando em comunicado que, quarenta anos depois, o objetivo continua a ser a redução do número de mortes por doença cardiovascular, a principal causa de morte no país.


Dados portugueses recentes destacam, entre as doenças cardiovasculares, os acidentes vasculares cerebrais (AVC), com 11.237 óbitos, e o enfarte do miocárdio, com 7.207 óbitos. 

Se o número de mortes por AVC tem mostrado uma muito ligeira descida nos últimos 5 anos, os óbitos por enfarte do miocárdio vão no sentido da ligeira subida, especialmente após os 65 anos de idade.

Desde 1979, a Fundação Portuguesa de Cardiologia tem vindo a realizar diversas iniciativas de sensibilização nas ruas, nas escolas e nas empresas de todo o país. Destacam-se ainda os projetos “Clube Rei Coração”, um programa de intervenção comunitária de apoio a doentes e familiares, o “Salva-Vidas”, que consiste na oferta de um kit de suporte básico de vida a diversas entidades, e os programas “Uma escolha saudável” e “Dia do Coração na Empresa”, duas iniciativas que pretendem incentivar a comunidade empresarial para um estilo de vida saudável.


FIRESHELTER52

Sem comentários: