09/04/2020

Albufeira, Faro, Portimão e Tavira com novos casos de Covid-19

Há mais quatro casos de Covid-19 em Albufeira, que volta a ser o concelho algarvio com mais infetados, bem como em Portimão, outros três em Faro e um novo infetado com o novo coronavírus em Tavira, revelou a Direção Geral de Saúde no seu relatório de situação diário.


O documento, divulgado há pouco, dá conta de mais 9 casos de Covid-19 no Algarve. Já na caraterização demográfica (por concelho), a atualização vai mais longe, com um total de 12 novos casos identificados na contabilidade da DGS.

Em Albufeira, o número total de casos subiu para os 50, mais quatro do que ontem, o que significa que voltou a ultrapassar Loulé, que mantém os 48 infetados com o novo coronavírus, segundo as informações disponíveis.

Portimão, que apesar de ter sido o concelho onde surgiram os primeiros infetados algarvios, tem tido uma evolução mais lenta da epidemia que noutros concelhos, soma agora 29 doentes com Covid-19. Em Faro, o número de casos confirmados também aumentou, para pelo menos 42.

Em Tavira, há mais um caso confirmado. Neste concelho, a larga maioria dos casos, nomeadamente as cerca de duas dezenas que surgiram na última semana, estão ligados a um grupo de 26 trabalhadores agrícolas que viviam num armazém, na freguesia de Santo Estêvão.

Entretanto, continua a não haver qualquer caso confirmado entre os cerca de 50 trabalhadores agrícolas de uma outra empresa que estão em quarentena desde segunda-feira num empreendimento turístico situado em Cabanas de Tavira.

Dez destes trabalhadores, que vieram de Odemira para Tavira no início da semana, fizeram teste ao Covid-19 «e deram todos negativo. Os dez que vieram de Castro Marim e os outros que já estavam em Tavira há alguns dias (cerca de 30) não têm quaisquer sintomas», segundo fonte oficial.

Em VRSA, onde na semana passada houve um aumento substancial do número de casos confirmados e onde funcionários e utentes de um lar foram testados, após um trabalhador da manutenção ter acusado positivo para Covid-19, não foi confirmado mais nenhum caso. Ou seja, a situação, no lar da Santa Casa da Misericórdia de VRSA mantém-se igual a sábado, sem nenhum novo caso positivo, além do já referido funcionário da manutenção.

Poderá haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 79% dos casos confirmados».


FIRESHELTER52

Sem comentários: