30/08/2020

Aplicação STAYAWAY COVID – Como funciona?

Vamos imaginar que o Pedro, o Vítor e o Francisco têm a aplicação STATAWAY COVID instalada nos seus telemóveis e vão tomar um café. Cada um dos seus telefones irá difundir a cada 10 minutos um número aleatório.


Os outros telefones, que estão à escuta, vão registar os números difundidos na sua proximidade e também alguns dados sobre o tempo de duração da difusão e a intensidade do sinal que receberam. Estes números são números propositadamente grandes para que a probabilidade de estarem a ser difundidos dois números iguais seja muito baixa.

Mais tarde, o Francisco desenvolve alguns sintomas e faz o teste à COVID-19. 
Caso esse teste seja positivo, o médico que valida o diagnóstico, fornece ao Francisco um código de 12 dígitos. O Francisco, caso seja da vontade dele, vai inserir este código na sua aplicação.

Esta por sua vez, usa esse código para depositar num repositório público os números (aqueles que foram gerados de forma aleatória) que o Francisco difundiu nos últimos 14 dias.

É importante sublinhar que todos estes passos são totalmente voluntários e que, mesmo tendo sido atribuído um código ao Francisco, será o Francisco a decidir partilhar ou não os seus números.

Em todo este processo, nem os dados pessoais dos utilizadores, nem qualquer tipo de dados de localização são associados aos números aleatórios difundidos. Assim, o Pedro e o Vítor sabem que tiveram um contacto de risco, mas não sabem onde nem com quem.

Em Resumo…
  • A app STAYAWAY COVID é segura
  • Não são usadas informações do GPS
  • Não são identificados contactos, ou seja, as tags da app são completamente anónimas
  • Não há registo que a app tenha influência negativa na autonomia da bateria
  • A app é de instalação voluntária
  • Não é preciso qualquer tipo de registo
  • A pessoa que está infetada pode decidir se quer alertar ou não outros utilizadores
Pode saber mais em : https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/app-portuguesa-stayaway-covid-de-que-ter-medo/

FIRESHELTER52

Sem comentários: