Nesse tipo de medição não há contato direto com a pessoa, o que torna um método mais seguro, pois diminui uma possível contaminação cruzada entre utilizador e avaliador.
Embora procedimentos de uso sejam específicos para cada modelo no seu manual de instruções, algumas condições de uso são comuns a todos os instrumentos.
Desta forma, para uma melhor avaliação das vitimas, recomenda-se os seguintes cuidados:
1. Verifique se a lente ou o sensor de infravermelho estão livres de detritos, sujidades ou condensação que possam afetar a precisão da leitura.
- Use um cotonete macio e álcool para limpá-lo com cuidado, se necessário.
- Evite arranhar a lente ou o sensor.
2. As medições devem ser realizadas nas condições ambientes (temperatura e umidade) especificadas pelo fabricante, deve-se também aguardar alguns minutos para que o indivíduo possa repousar, caso tenha feito algum esforço físico.
3. Possíveis erros na leitura podem estar relacionados à atividade física e ingestão de bebidas e comidas. Dessa forma, a recomendação é não comer ou beber durante a medição ou minutos antes.
4. Ao fazer a leitura, assegure-se de que a lente ou sensor de infravermelho estejam a um ângulo reto (90°) da superfície do alvo, ou seja, perpendicular ao alvo “⊥”.
5. Veja no manual de instruções qual deve ser a distância entre a lente ou sensor do instrumento e a superfície a ser medida.
Esse cuidado é muito importante, pois distâncias maiores ocasionarão leituras com valores mais baixo, podendo uma pessoa febril não ser diagnosticada como tal.
6. Se a leitura for considerada insatisfatória, opte por usar um termômetro de contato para assegurar o resultado da temperatura do indivíduo.
7. Há modelos que possuem recurso de selecionar a unidade de medida, graus Celsius (°C) ou graus Fahrenheit (°F). Deve-se selecionar a unidade de medida °C.
8. Há modelos que possuem dois modos de medição: o destinado a determinação da temperatura do local do corpo humano (“modo corpo”) e outro geralmente designado como “modo objeto”, de finalidades diversas, até mesmo para determinar a temperatura de superfícies de líquidos.
9.Por norma os termómetros não conseguem medir através de superfícies transparentes
como o vidro. O termômetro acabará medindo a temperatura da superfície
do vidro.
10.Elementos como vapor, poeira, fumo, luz florescente, suor, gotículas e humidade etc, podem impedir que
consigamos obter leituras exatas por obstruir o caminho do infravermelho
Se houver outras considerações pertinentes por favor não deixe de partilhar com todos.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário