13/11/2013

Agente Extintor BoldFoam F40


Este é um novo produto da empresa VsFocum , que desenvolveu uma espuma adequada para ser embalada e usada de forma semelhante a um aerossol. Usando um recipiente de alumínio pressurizado.

A forma em que o extintor é apresentado, “tipo spray”, facilita a sua utilização e não carece de grandes explicações ou treinos.

Trata-se de atingir o foco de incêndio com o produto vaporizado, tal como alguém utiliza um spray pesticida sobre um insecto.


A sua principal característica é na utilização contra incêndios de óleos, classe de incêndios K (EUA) ou F (Europa), uma causa frequente em casas e restaurantes onde se trabalha com óleos alimentares em altas temperaturas.

As suas dimensões não são um problema, pois se o extintor for utilizado nos primeiros minutos após a detecção do incêndio, e o mesmo ainda se encontrar localizado e confinado a um espaço, a sua operacionalidade e eficácia são de extrema qualidade.

Isto é, devido à sua forma especial de se comportar com esses fluidos, óleos e gorduras, a extinção com o agente BoldFoam F40 tem a característica de ser capaz de produzir uma reacção de saponificação de óleos e gorduras.

Esta reacção produz sabão com ácidos gordos.


Neste caso a espuma de extinção fornecer as condições adequadas para triglicerídeos (óleos / gorduras) para serem convertidos em sabão, com a vantagem dessa interface é formada na espuma um óleo que vai criar uma barreira física que separa o óleo da atmosfera.

Esta espuma tem vários campos de aplicação, tais como sistemas automáticos de extinção em transformadores eléctricos, sistemas automáticos de extinção em cozinhas, como extintores de incêndio, mas está mais indicada dado a sua versatilidade em aplicações domésticas.

O produto tem várias características, algumas delas muito focadas na facilidade de uso por pessoal não treinado.


Com um peso de 345 gr (250 ml forma de aerossol), com uma distância para projecção, de 1,5 m e um tempo de descarga de 15 segundos para formar 7,5 l de espuma é uma boa escolha para um primeiro ataque.

Formulado para rápida extinção, estabilidade térmica, alta capacidade de penetração e capacidade de refrigeração é um produto que, além de uso efectivo, é fácil de limpar depois do fogo. Confrontado com extintores de incêndio tradicional tem uma série de vantagens, tais como:

•Resposta imediata, basta agitar o recipiente.

•Aplicar força com um dedo, como qualquer spray

•Sistema leve que não causa problemas e irritação das vias respiratórias na sua aplicação.

•Evitar o risco de salpicos ou derrames pois é uma espuma de baixa densidade para o combustível no qual ele é aplicado.

•Fácil de limpar, pela quantidade aplicada.

•Não requer revisão ou recarregamento, ao contrario dos extintores de incêndio tradicionais.

•Acordo com as condições recomendadas de armazenamento pode ser esperado uma vida útil de 10 anos.

•O seu design e características são ideais para incêndios domésticos, particularmente aqueles causadas por óleo aquecido acima do seu ponto de inflamação.

No seguinte vídeo podemos ver a sua eficácia e facilidade de uso:



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Farol de Vila Real - 1923 - 90 Anos de serviço

O Farol de Vila Real de Santo António entrou em funcionamento em janeiro de 1923, após largos anos de discussão quanto ao método de construção, visto estar localizado num local arenoso.

A torre, circular, tinha 40 metros de altura e assentava sobre fundações de betão armado.

A luz lá instalada, de relâmpagos, era obtida por incandescência de vapor de petróleo e tinha um alcance de 33 Milhas Náuticas.

Ainda hoje está equipado com o aparelho óptico lenticular de Fresnel de terceira ordem com 500 mm de distância focal original.

Em 1927 é electrificado com motores geradores, e posteriormente, em 1947, ligado à rede pública de electricidade, ano em que a máquina de relojoaria que, até então, tinha assegurado o movimento do aparelho óptico foi também substituída por motores eléctricos e a lâmpada por uma outra de 3.000W.

Em 1960, os dínamos foram substituídos por alternadores e foi instalado um elevador de acesso à torre.

Em 1983, a lâmpada é substituída por uma de 1.000W. Seis anos depois, o farol é automatizado, estando, portanto, desprovido de faroleiros nos dias de hoje.

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A nossa Auto-Escada CBM Tavira

Em dia de manutenção, com o sol a brilhar e um telemóvel nas mãos conseguem-se fazer algumas fotos bonitas...











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11/11/2013

Tribunal aceitou a providência cautelar interposta pelo SNBP contra as 40 horas semanais

COMUNICADO:

Sobre as 40 horas semanais

Tribunal dá razão a SNBP sobre providência cautelar em Setúbal

O Tribunal Fiscal e Administrativo aceitou a providência cautelar interposta pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais contra a aplicação das 40 horas semanais em Setúbal.

Esta providência tem como objetivo impedir a aplicação das 40 horas semanais (previstas na revisão do Código de Trabalho) nas autarquias com bombeiros municipais e sapadores, com vínculo à administração pública.

O SNBP levantará providências cautelares a todos os municípios que quiserem aplicar as 40 horas semanais sem consultar as estruturas sindicais. Em relação às restantes autarquias, aguardamos que o Tribunal Constitucional se pronuncie sobre a constitucionalidade da aplicação das 40 horas.

Neste momento, estamos a aguardar a decisão dos tribunais sobre as diversas providências cautelares interpostas pelo SNBP.

ANBP/SNBP

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Colisão entre comboio e viatura provoca um ferido perto de OLHÃO

Uma pessoa ficou ontem (Domingo), ferida com gravidade quando a viatura em que seguia foi abalroada por um comboio na passagem de nível da Fonte Santa, em Olhão, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o acidente ocorreu por volta das 15:14, quando o comboio regional colidiu com uma viatura ligeira, provocando ferimentos no condutor e único ocupante do veículo.

A circulação ferroviária esteve interrompida cerca de duas horas, tendo sido entretanto restabelecida.

De acordo com os bombeiros, o ferido foi assistido no local por uma equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e encaminhado para o Hospital de Faro.

A Guarda Nacional Republicana e elementos da Refer -- Rede Ferroviária Nacional estiveram no local a fim de apurarem as causas do acidente.







Diário Digital com Lusa FOTOS / Bombeiros De Faro Ahb in facebook

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Proteção civil nas escolas de Loulé

A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito das suas competências para a prevenção e segurança, vai desenvolver durante o presente ano letivo a ação de sensibilização “A Proteção Civil Somos nós”, dirigida aos alunos do 3º ciclo do Concelho.

Os principais temas a tratar nestas sessões serão a Proteção Civil e os seus conceitos; riscos de origem natural e tecnológica a que estamos sujeitos:

»Medidas de autoproteção em caso de acidente grave ou catástrofe;
»Sinalética de emergência; plano familiar de emergência
»“Kit” de emergência.


Uma comunidade informada é uma comunidade preparada, e a melhor forma de cada um poder intervir é estar advertido no que respeita aos riscos existentes no seu meio e quotidiano, assim como dos procedimentos de autoproteção que se devem adotar, podendo como tal minimizar os danos provenientes de uma situação inusitada.

11 de Novembro de 2013 /barlavento

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Recruta - Inscrições abertas para Bombeiros de São Brás e Vila Real




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10/11/2013

NASA PERSEGUE O COMETA ISON E DIZ QUE ELE VAI BALANÇAR A TERRA EM 26 DE DEZEMBRO DE 2013

Cometa ISON ( C/2012 S1) pode tornar-se uma vista deslumbrante , uma vez que atravessar o Sistema Solar interior , no final de 2013.

Durante as semanas antes de de 28 de novembro próximo com aproximação do Sol, o cometa será observado com pequenos telescópios e binóculos .

Observatórios em todo o mundo e no espaço seguirão o cometa durante a sua jornada escaldante em torno do sol. Se o ISON sobreviver a sua passagem da energia solar abrasadora , o que parece provável, mas não é certo , o cometa podera ser visível a olho nu no céu antes do amanhecer no mês de dezembro .

Esta animação mostra duas visões da trajetória do cometa ISON através do sistema solar interno. A primeira é uma vista seguindo o cometa ao longo da sua órbita. A segunda é uma visão perpendicular à órbita do ISON .

Como todos os cometas, ISON é um aglomerado de gases congelados misturados com poeira. Muitas vezes descrito como " bolas de neve sujas ", os cometas emitem gás e poeira sempre que se aventuram perto o suficiente do sol e o material gelado transforma de um sólido para gás , um processo chamado sublimação. Jatos movidos a sublimar o gelo também liberam poeira, o que reflete a luz solar e ilumina o cometa .

Em 01 de outubro , ISON passa dentro de cerca de 6,5 milhões milhas ( 10.500 mil quilômetros ) de Marte. Como ele passa , pode ser visível a alguns dos rovers e satélites da NASA de Marte , incluindo a Mars Reconnaissance Orbiter e Curiosity.

Então , em 28 de novembro , ISON fará uma passagem sufocante em torno do sol.

O cometa se aproxima dentro de cerca de 730.000 milhas ( 1,2 milhão km ) de sua superfície visível , que classifica ISON como um cometa sungrazing . No final de novembro , o seu material gelado vai furiosamente sublimar e liberar torrentes de poeira e como a superfície corrói sob forte calor do sol, todos os satélites de monitoramento de sol vão olhar. Nessa época, o cometa pode se tornar brilhante o suficiente para vislumbrar apenas levantando a mão para bloquear o brilho do sol.

Cometas Sungrazing muitas vezes lançar grandes fragmentos ou mesmo interrompe completamente nos seguintes encontros íntimos com o sol , mas para ISON nem o destino é uma conclusão precipitada . Aconteça o que acontecer , os cientistas serão capazes de aprender mais sobre os cometas pela forma como ele interage com a ténue atmosfera do Sol , a corona.

Após solares desvios gravíticos da ISON , o cometa vai partir do sol e movimentar-se em direção à Terra , aparecendo no crepúsculo da manhã até dezembro. O cometa vai balançar a Terra em 26 de dezembro, aproximando-se dentro de 39.900 mil milhas ( 64,2 milhões quilômetros ) ou cerca de 167 vezes mais distante do que a lua .



Créditos: NASA's Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio.

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INEM e ENB Acordam Realização de 32 Cursos TAS

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) celebraram no passado dia 5 de Novembro um contrato-programa quanto ao plano formativo para 2014.

Este acordo entre o INEM e a ENB prevê a realização de 32 cursos de formação em técnicas de emergência médica para operacionais, os quais operam ambulâncias localizadas nas corporações de bombeiros em todo o território continental.

Através do contrato-programa agora celebrado, INEM e ENB traçaram o plano formativo a ser concretizado por ambas as entidades em 2014, com vista à formação de operacionais pertencentes a corporações de bombeiros.

Na prática e durante o próximo ano, a ENB vai realizar sete cursos de formação de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) e 25 cursos de recertificação de TAS.

Prevê-se assim, com a realização destes 32 cursos, que 168 bombeiros possam ter acesso a formação em TAS, ao mesmo tempo que 600 profissionais têm a oportunidade de recertificar os seus cursos de técnicas de emergência médica.

Ao abrigo do contrato-programa, o INEM pagará à Escola um total de 81.477 euros pela realização da atividade formativa realizada.

Refira-se ainda que este acordo prevê que o INEM realize 14 laboratórios de formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) a cerca de 112 formadores de cursos de Tripulante de Ambulância de Transporte.

Com a realização destas formações irá registar-se um acréscimo significativo de formadores/bombeiros com competências para formar novos operacionais de DAE, dotando-os de competência para a utilização de desfibrilhadores em contexto de emergência médica pré-hospitalar.

http://bombeirosparasempre.blogspot.com

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Kamov sediado em Loulé com duas missões nas últimas Horas

O Helicóptero da frota KAMOV KA32 do estado Português sediado na BHSP de Loulé executou durante a noite de ontem e a manhã de hoje duas missões Aero-médicas.

A primeira missão decorreu ao início da madrugada de ontem e teve como destino a zona de Alcoutim.

Um acidente de viação em Vaqueiros ao qual respondeu a ambulância INEM-SIV sediada em Vila Real de Santo António, tendo posteriormente sido complementado o socorro com o HELI sediado em Loulé que evacuou a vítima para o Hospital em Faro perto da uma da manhã.

Já por volta das 9 da manhã de hoje o KAMOV procedeu a uma outra Evacuação Aero-Médica do Hospital de Faro para o Hospital de Santa Maria em Lisboa.



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