CBM Tavira, BSB Porto...
Após a morte em serviço do colega Chefe Manuel Correia do BSB do Porto, antigas memórias e ligações são avivadas nas ideias dos bombeiros que por cá vão ficando.
Mas, que ligações terão dois corpos de bombeiros distanciados por mais de 600 km que juridicamente e profissionalmente são tão distintos?
Tudo começa no ano de 1888, quando a Câmara de Tavira adquire ao Sr. Francisco de Paula, 1º Patrão do BSB do Porto uma máquina para extinção de incêndios.
Esta máquina era montada numa carreta com duas rodas e molas em aço, caldeira em cobre e máquina de bronze.
:Réplica da máquina: Clicar para aumentar:
Em Dezembro de 1902, o Presidente da Câmara Municipal de Tavira solicitou às Câmaras do Porto, Faro, Leiria, Guimarães, Viseu, Coimbra e Povoa do Varzim, o envio de estatutos e regulamentos de Bombeiros.
No ano de 1890, foi apresentada à Câmara de Tavira por um Bombeiro do BSB Porto, Guilherme Gomes Fernandes uma proposta para aquisição de material de combate a incêndios.
A 6 de Novembro de 1915, foi recebido um oficio do BSB do Porto a peticionar à Câmara Municipal de Tavira, que seja dado o nome de uma rua na Cidade ao glorioso bombeiro Guilherme Gomes Fernandes, situação que foi atendida e mantendo-se até aos dias de hoje.
No ano de 1954 é adquiro ao BSB do Porto um veículo bomba denominado e tipificado por ASS, Auto Subalterno de Serviço do ano de 1932, veículo este que é uma valiosíssima peça de museu e ainda se encontra na Corporação.
Como podemos constatar, mesmo sem grandes tecnologias de informação, os bombeiros tentaram sempre manter-se na vanguarda do conhecimento interagindo entre eles com um único propósito, o de salvar vidas e bens.
FIRESHELTER52
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