A formação teve como objetivo transmitir informação e preparar os Técnicos Superiores e os Técnicos Operacionais para uma resposta pronta e eficaz a situações de emergência e incêndios que possam surgir nos diversos edifícios Municipais.
Foram abordados os enquadramentos legislativos das medidas de autoproteção no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios - SCIE, abordando a importância dos planos de prevenção, procedimentos em caso de emergência e as respetivas medidas de autoproteção.
De uma forma mais prática foram desenvolvidos junto do grupo ações de fogo real que envolveram incêndios com origem em fontes de calor, fugas de gás, incêndios na rede de gás, utilização de agentes extintores e simulação de evacuações de emergência.
Foi dada relevante importância à constituição de equipas e desenvolvimentos de manobra em contexto real, utilizando estruturas reais, enfumadas onde os operacionais em funções tiveram de desenvolver os seus objetivos consoante as funções pré determinadas nas medidas de autoproteção e plano de emergência adaptado.
A formação foi ministrada no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira tendo como Formador o Bombeiros Municipal João Horta apoiado pelo Bombeiro Mário Costa.
Ficam aqui algumas fotos para a posterioridade (clique para aumentar)
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário