05/01/2024

Segurança contra incêndio para idosos & Vulneráveis

Algumas pessoas idosas ou com mobilidade reduzida podem estar particularmente em risco quando sujeitas a situações que envolvem acidentes ou incêndios dentro de estruturas.


Temos visto nas noticias que aproximadamente mais de metade das vitimas mortais por incêndios domésticos tem 65 anos ou mais, também tenho reparado que pessoas com deficiência também estão a sofrer com esta situação num quadro aumentado de risco.

A falta de mobilidade, o olfacto e a tolerância reduzida ao fumo e à presença de grandes quantidades de calor são entre outros os fatores que mais contribuem para estas mortes. 

As principais fontes de ignição incluem fogões, velas, queima de carvão, aquecedores, cobertores e outros equipamentos elétricos.

As pessoas idosas que fumam na cama ou adormecem em cadeiras ou sofás com cigarros acesos resultaram também em diversificadas situações graves, como intoxicações, queimaduras ou morte, sendo ainda que o  problema é particularmente agudo para quem mora sozinho.

Os Serviços de Bombeiros e protecções civis municipais devem de redobrar as suas atenções a este quadro mais idoso e carente da sua comunidade, como por exemplo dotar as habitações sociais ou arrendadas pelos municípios com detetores de fumo portáteis, extintores, placas de sinalização e ações locais de informação e treino.

Nos casos de questões, devem ainda estes serviços prestar apoio proximal a civis que assim solicitem indicações ou aconselhamentos de segurança. 

Depois, instituições que desenvolvem um serviço social de proximidade junto destes mais idosos devem incluir nas suas atividades espaços dedicados à informação dos perigos presentes e nos trabalhos artesanais desenvolvidos, sejam eles tapeçarias, pinturas, barro ou outros incluir temas inerentes ao desenvolvimento à segurança contra incêndios.

Tenho a certeza que com mais informação a defesa e proteção dos mais idosos ficará ainda mais forte e todos eles mais seguros.

Fica a dica.

João Horta - FIRESHELTER52

Sem comentários: