A observação e conhecimento comportamental ao Fogo deve integrar ações curtas de instrução em sala de aula, simulação - demonstração, exercícios em pequena escala sem fogo e por final treino em estratégia ofensiva com incêndio ativo em desenvolvimento.
Deve desenvolver ainda durante o treino dos participantes estes aspetos fundamentais:
- Que todos consigam ter uma sólida compreensão do desenvolvimento dos incêndios no interior de uma estrutura. (totalmente diferente de um incêndio ao ar livre).
- Que o formando tenha a capacidade de "ler" os principais indicadores de comportamento dos fenómenos da combustão e antecipar o desenvolvimento dos mesmos.
- Conhecimento de como as táticas de aplicação do agente extintor influenciarão o fogo e o ambiente dentro da estrutura.
- Compreender e desenvolver as técnicas bases de libertação de energia para o exterior da estrutura e a sua implicação na combustão e desenvolvimento do incêndio.
Embora a prática e o treino por si só não substituam a experiência real, podem estes aumentar significativamente o conhecimento, a compreensão e a segurança destes operacionais nas intervenções do dia a dia.
Para que a mortalidade e os acidentes sejam diminutos ou ausentes, os bombeiros precisam de treinar mais, sair da alçada da oferta formativa única, procurar novas fontes de saber, terem vontade e disponibilidade para o fazerem.
João Horta
Subchefe de 1ª classe
Formador Incêndios Urbanos
FIRESHELTER52
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